sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Declaração de Fé do Ministério Vivos!

Declaração de Fé - Ministério VIVOS!

"Os vivos, somente os vivos, esses Te louvam como hoje eu o faço." Is 38.19

O Ministério Vivos! observa com rigor as doutrinas essenciais à fé cristã e considera como dignos de comunhão a todos os que se mantêm fiéis a estes princípios. Respeitamos a liberdade cristã, com relação àquelas doutrinas que não são fundamentais ou essenciais.

A Bíblia

A Bíblia é inspirada por Deus (2Tm 3:16,17 "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."). Isto quer dizer que os autores humanos da Bíblia, usando suas próprias personalidades e estilos, compuseram e registraram, sem erro, as palavras e verdades de Deus sob a influência e direção do Espírito Santo.

O Trino Deus

As Escrituras ensinam que Deus é um e que, além dele, não existe outro Deus. No entanto, trata-se de uma unidade composta. Há três pessoas eternas e iguais entre si, idênticas em substância, mas distintas em existência. São elas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (2Co 13:13 "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.").

Deus Pai

Deus é o criador e mantenedor de toda a criação. Ele formou o homem a Sua imagem e semelhança com o propósito de constituir uma família de muitos filhos iguais a Seu Filho Jesus, para a Sua gloria (Rm 8:29 " Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."). Tudo que se pode conhecer sobre Deus deve ser buscado nas Escrituras, pois é por meio delas que Ele escolheu se revelar aos homens.

Jesus Cristo

Antes de nascer em Belém, Jesus já existia. Por meio dele todas as coisas foram criadas, nos céus e na terra (Jo 1:1-5 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela."). Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, para remir os homens que estavam sob a escravidão do pecado e, assim, reconciliá-los com Deus (Gl 4:4,5 "vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos."). É nisto que consiste o Evangelho (1Co 15:3,4 "Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.").

O Espírito Santo

O Espírito Santo é Deus, co-igual com o Pai e o Filho. Ele teve uma participação ativa na criação (Gn 1:1,2 "No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas."), na vida e obra de Jesus (Lc 1:35 "Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra..." Lc 4:1 "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito...") e na redenção do homem (Jo 16:7,8 "... convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei."). Foi Ele quem inspirou os escritores da Bíblia (2Pe 1:21 "...porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.") e quem concede dons espirituais à igreja para sua própria edificação (1Co 12:4-11 "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.").

O Mundo Espiritual

O mundo espiritual é tão real e concreto quanto o mundo físico. Entre os seres que povoam este plano espiritual, estão os anjos. Eles estão em toda parte, invisíveis aos nossos olhos, mas atuando em favor dos filhos de Deus (Hb 1:7, 14 "quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo... Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?"; Sl 91:11,12 "Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra."). Satanás foi um anjo que, por orgulho, aspirou a ser “semelhante ao Altíssimo” e, por causa disso, foi lançado fora do céu juntamente com os anjos (demônios) que o seguiram (Is 14:12-15 "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo."; Ez 28:12-19 "Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; vens a ser objeto de espanto e jamais subsistirás."). É sua missão destruir a humanidade, criada à imagem de Deus (Ef 6:11-13 "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis."; 1Pe 5:8,9 "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.").

O Homem

Feito à imagem e semelhança de Deus, ao homem foi dado o livre-arbítrio (poder de escolha). Apesar de usufruir as delícias do Éden e conviver em perfeita harmonia com o Criador, Adão e Eva, ao serem tentados, escolheram desobedecer (significado de pecado) a Deus. Em conseqüência, perderam a comunhão que possuíam com Deus e a vida eterna (Gn 3:17-19,23 "E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás... O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado."; 1Tm 2:14 "E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão."). Como representante da raça humana, Adão transmitiu a toda sua descendência as conseqüências do pecado, condenando toda a humanidade à morte (Sl 51:5 "Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe."; Rm 5:12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.").

A Doutrina da Salvação

Deus é santo por natureza, o que significa que Ele é justo em caráter e conduta (Sl 89:14 "Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem."). O pecado, por isso, é uma afronta à honra e santidade de Deus. É rebelião contra Ele (Is 59:2 "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça."). Sua honra pede juízo contra aquele que lhe resiste; Sua justiça exige a satisfação da lei violada (Rm 2:5 "Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus..."). Jesus, no entanto, morreu pelos nossos pecados para que fôssemos perdoados e reconciliados com Deus (2Co 5:18-21 "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus."). As Escrituras apresentam o arrependimento, a fé e o batismo nas águas como condições para esta reconciliação (At 2:38 "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."; Mc 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.").

O Batismo nas águas

O batismo nas águas é um dos sacramentos que Jesus nos deixou (o outro é a Ceia do Senhor). É realizado em nome da Trindade como testemunho de fé pessoal em Cristo Jesus (Mt 28:19 "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo."). Todos os que sinceramente se arrependem de seus pecados e crêem no Senhor Jesus são elegíveis para o batismo nas águas.

O Batismo no Espírito Santo

O batismo no Espírito Santo é uma experiência à parte da conversão (não dependemos dele para a salvação) na qual o crente é cheio do Espírito Santo e recebe poder para testemunhar e servir (At 1:8 "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo,...").

A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor é uma cerimônia instituída por Cristo Jesus na véspera de sua morte. Consiste na participação solene do pão e vinho em memória do sacrifício de Jesus na cruz pelos nossos pecados até que ele volte (1Co 11:23-26 "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.").

A Igreja

A Igreja é o corpo coletivo de Jesus à qual pertence todo verdadeiro crente, não importando a que denominação esteja filiado (Ef 1:22,23 "E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas."; Ef 4:4-6 "há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos."). É um organismo espiritual no qual se entra pelo batismo nas águas (1Co 12:13 "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito."). A igreja local deve reunir-se regularmente para prestar culto, ter comunhão e receber instrução na Palavra (Hb 10:25 "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima."; 1Co 14:26 "Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.")

Dons e Ministérios Espirituais

A igreja é comparada ao corpo humano porque ela tem características de um corpo físico. Num corpo há vários membros, cada um com a sua função. O mesmo pode ser dito da Igreja. Todos os membros do Corpo de Cristo são chamados para serem ministros. Todos têm uma função definida, que é essencial para o corpo como um todo (Rm 12:4-8 "Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria."; 1Pe 4:10,11 "Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!"). Estes dons são concedidos para a edificação da igreja e a propagação do Evangelho do Reino (Ef 4:11,12 "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.").

Mordomia

Somos despenseiros de Deus, responsáveis pelo uso apropriado do tempo e dos recursos que Ele colocou sob o nosso cuidado. Reconhecemos que Deus é o verdadeiro dono de todas as coisas, e nós apenas usufrutuários da Sua propriedade. Demonstramos isto por meio do fiel serviço a Ele (dízimos e ofertas) e a nossos semelhantes (ajuda financeira e material) (Ml 3:8-10 "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida."; 1Jo 3:17 "Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?").

Conduta Cristã

Somos chamados a sermos um povo santo que pensa, fala e age de acordo com os princípios da Palavra de Deus; que anda em novidade de vida e não se conforma com este mundo. Buscamos viver vidas retas não para que Deus nos aceite, mas porque Ele já nos aceitou por meio da obra expiatória de Jesus na cruz. Queremos agora andar com Ele em santidade (Rm 12:1,2 "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."; 2Co 5:14,15 "Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."; 1Jo 2:6 "aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou."; Ef 4:17-32 "Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.").

A Segunda Vinda de Jesus

A volta de Jesus para estabelecer o Seu Reino na Terra é um dos temas mais importantes do Cristianismo. (At 1:9-11 "Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir."; Ap 1:7 "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!"; Ap 19:11-16 "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.").

Elias R. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário